Como muitos sabem o Japão é muito famoso por diversas coisas, sendo uma delas seus terremotos, furacões, vulcões ativos e tsunamis. E existem várias formas de você se preaparar para quando acontecer.
Preparação em casa
Você não tem como saber o exato local que estará quando um terremoto acontecer, então vamos começar com o que fazer dentro de casa. Lembre-se sempre de proteger sua cabeça, não deixe perto da cama moveis altos que possam cair em cima de você e nem perto de portas. Quando o terremoto começar, se possível encontre, uma mesa para ficar em baixo. Saia de baixo dela apenas quando parar de tremer. Terremotos geralmente levam apenas alguns segundos para acabar.
Compre equipamentos para segurança dos seus móveis. Existem diversos tipos de equipamentos dependendo do tipo de móvel, prendendo no teto, paredes e também prendendo gavetas e portas de de armários. Esses equipamentos podem ser encontrados em diversas lojas no Japão e também na internet.
Estoque de comida
Das diversas situações que podem acontecer na hora de um desastre natural, nem sempre é preciso que você corra para um abrigo, se a sua moradia estiver sem problemas de estrutura o recomendado é que fique em casa. Só que em alguns casos pode ser que vias fiquem de difícil acesso, pode faltar luz e água. Sendo assim a recomendação do governo é que você tenha um estoque de comida e água para pelo menos alguns dias (no mínimo 3 dias) para cada pessoa.
As comidas de emergência podem ser encontradas nas lojas que citei anteriormente, como a Tokyu Hands, mas também pode comprar pela internet. O mais importante de comprar comidas que sejam específicas para emergências é que elas são de fácil preparo e com válidades longas, dependendo da comida podem chegar a 10 anos de validade.
Locais de Evacuação
Caso a sua moradia tenha sido danificada ou esteja em um área de risco, o melhor é sair e procurar pelo o abrigo mais próximo. O aplicativo, “Japan Shelter Guide”, é uma das formas mais fáceis de encontrar um abrigo. Porém você também pode facilmente encontrar informações de abrigos próximos de vocês na internet. Nos sites oficiais do governo e prefeituras você encontrará mapas com as localizações e mais informações.
Nos outros aplicativos na página Aplicativos você também encontra novas informações.
Existem mapas pelas cidades que também indicam onde são os meios de evacuação.
Hinanjyo (防災避難所) são abrigos de emergência no Japão, destinados a oferecer proteção e abrigo temporário em casos de terremotos e outros desastres naturais.
Instalações Designadas: Esses abrigos estão localizados em edifícios públicos, como escolas, centros comunitários e ginásios, que são considerados seguros e foram construídos para resistir a terremotos e outros perigos associados, como deslizamentos de terra e inundações.
Localização e Acesso: Distribuídos estrategicamente em várias áreas da comunidade, esses abrigos são de fácil acesso a pé para a população. As autoridades locais fornecem sinalização clara indicando a localização dos abrigos, e essas informações também são divulgadas em materiais educativos e na mídia.
Comportamento em Caso de Emergência:
Seguir Instruções das Autoridades: Em caso de desastre, siga as orientações das autoridades locais sobre a necessidade de buscar abrigo.
Manter a Calma: Ao chegar ao abrigo, mantenha a calma e respeite as instruções dos funcionários e voluntários.
Levar Itens Essenciais: Traga documentos importantes, medicamentos, água potável e itens de primeiros socorros.
Colaborar com Outros: Esteja preparado para colaborar com os demais presentes no abrigo.
Treinamento
Desastres Naturais Pelo Japão existem centros de treinamento para desastres naturais, alguns são cedidos por universades, pelo governo ou pelo corpo de bombeiros. Os lugares de treinamento pode ser encontrados na internet buscando pelos locais na sua região. Nesses treinamentos você irá aprender a utilizar extinsores de incêndio, como agir em terremotos de várias magnitudes e também para outros desastres como inundações.
Kits de Emergência
Como já falei anteriormente que é possível comprar kits de emergência em algumas das lojas que citei, mas você também pode encontrar em lojas online como a amazon. E muitas pessoas também optam por montar seus próprios kits. O mais importante é que não falte os itens mais básicos:
Kit de Primeiros socorros
Comida e água para 2 dias.
Remédios para 30 dias
Dinheiro
Cópias do passaporte e documentos de
identificação.
Lanterna
Rádio
Bateria externa (de preferência a luz solar)
Capa de Chuva
Muda de roupas
Mascaras
Lençol térmico
Saco plásticos
“Banheiro portátil” (um saco químico onde você pode fazer as necessidades)
Guia do governo de Tokyo [inglês]:
Terremotos, tsunamis, chuvas torrenciais, tufões: são diversos os desastres naturais que colocam em risco os residentes no Japão. Felizmente, o país dispõe de meios avançados de prevenção, que auxiliam a reduzir a quantidade de vítimas e os danos causados por essas catástrofes. Fique atento e proteja a si próprio e sua família!
Como o Consulado-Geral do Brasil em Tóquio pode me ajudar em caso de desastres?
O Consulado mantém contato constante com o Ministério dos Negócios Exteriores do Japão (Gaimusho) e com demais autoridades japonesas. No caso de desastres, será junto a essas autoridades que coletará informações confiáveis e as disponibilizará também em português. Auxiliará na localização de nacionais em áreas em risco e disponibilizará equipe complementar de emergência para atuar em localidades onde houver brasileiros afetados.
Adicione nossa conta no Line para receber informações de interesse à comunidade, inclusive sobre desastres naturais.
Como posso me precaver?
A princípio, pode parecer cansativo processar tanta informação. Na emergência, contudo, isso fará toda a diferença.
O primeiro passo é estudar as informações da prefeitura de sua cidade, para saber como se prevenir e como reagir diante de cada situação de risco (veja lista ao final da página). É importante, por exemplo, conhecer de antemão as rotas de fuga e os abrigos disponibilizados em cada região.
Se o material de sua cidade não estiver disponível em português, leia as informações do Ministério da Justiça, válidas para o país todo, e procure se informar na prefeitura ou com conhecidos sobre os pontos específicos relativos ao local onde você reside.
Em caso de terremotos e tsunamis, como devo proceder?
De modo geral:
Mantenha a calma e evite agir em desespero;
Se estiver fora de casa, proteja a cabeça com bolsa ou mochila e procure um lugar aberto e distante de edifícios ou poste;
Se estiver em casa:
proteja a cabeça e fique longe de vidros e objetos cortantes;
desligue o fogo, se estiver cozinhando;
abra as portas para garantir uma rota de fuga.
Se estiver perto de mar ou rio, fuja para um local mais alto;
Se estiver dirigindo, estacione o carro no lado esquerdo da rua, deixe a chave na ignição e saia do carro sem travar as portas;
Acompanhe as informações oficiais.
Momentos antes de fortes terremotos, são emitidos alertas para TVs, rádios e telefones celulares. Sirenes em espaços públicos e alto-falantes também podem ser acionados. Se estiver fora de casa, do hotel ou da empresa e não souber para onde deve se dirigir, siga as orientações das autoridades ou de residentes locais. Caso esteja abrigado e seguro, a recomendação das autoridades japonesas é de permanecer onde está.
Páginas em português com informações gerais sobre desastres naturais no Japão
Agência Japonesa de Meteorologiahttps://www.data.jma.go.jp/multi/index.html?lang=pt |
Agência de Administração de Incêndios e Desastreshttps://www.fdma.go.jp/relocation/e-college/portuguese/ |
NPO Associação Internacional de Promoção Culturalhttp://npo-icpa.mond.jp/project/gazou.file/survivalmanual_portugues.pdf |
Instituto de Abordagens Científicas de Incêndios e Desastres Naturaishttps://www.bousai-kensyu.com/wpshobou/wp-content/uploads/2019/06/1f9001fcb114dd1fa80456c2c077b39b.pdf |
Ministério do Interior, Infraestrutura, Transporte e Turismohttps://www.mlit.go.jp/river/bousai/olympic/pt/index.html |
Ministério da Justiçahttps://www.moj.go.jp/isa/content/001392819.pdf |
Museu de Prevenção de Incêndios e Desastreshttps://www.bousaihaku.com/brochure/ |
Comments