Crítica: Capitão América – Guerra Civíl

Vou já deixar avisado que esse texto conterá SPOILERS tanto da HQ quanto do filme.

Eu avisei!

Capitão_America_Guerra_Civil_3

Para os fãs de cultura Pop, HQ e nerds de plantão esse provavelmente é um dos filmes mais esperados do ano, mesmo com a quantidade absurda de filmes irados que estão por vir. Admito aqui que demorei para escrever essa crítica para poder ver a reação do público durante o final de semana e ponderar melhor a minha reação do filme.

Aviso novamente que a partir de agora terão muitos (muitos MESMO) spoilers tanto da Comic quanto do filme do filme Capitão América: Guerra Civíl. Se você já viu o filme e tem curiosidade de ler a HQ ou a adaptação em livro que foi lançada, corra daqui.

Agora, fazendo uma análise cinematográfica do filme, tirando meu olhar de fã de quadrinhos e desenhos, olhando apenas para a parte estética e técnica do filme. Podemos dizer que realmente é uma belíssima peça cinematográfica e todos os envolvidos devem estar muito orgulhosos de seu trabalho, ótima qualidade de planos e sequências escolhidas, um roteiro sem muitas falhas, uma montagem que narra muito bem a história de cada um das personagens, algo muito difícil de se fazer quando temos muitas personagens importantes em uma só película.

Realmente para um filme “Popcorn”  ou “Blockbuster”  é 10/10. Ele entretem, tem uma leveza na hora de assistir, faz você sair do cinema empolgado e feliz. Porém, para os fãs mais radicais não foi de tão bom grado assim.

Muitas sabem, mas caso você seja novo nesse universo o filme foi baseado no quadrinho “Civil War”.

marvel-civil-war-1

Como você pode ver pela imagem não temos meia dúzia de gato pingado lutando como temos no filme.

NEN28cAqxGOMQW_2_b

Claro, temos que considerar que seria praticamente impossível pagar o cachê de tantos atores importantes para um único filme, logo esse filme não poderia ser feito com essa precisão e teria que ser adaptado para padrões normais de cinema.

Além de orçamento também temos que adaptar roteiro e muitas outras coisas para que tudo fique bem encaixado e costurado com os filmes anteriores. Mas algumas coisas me incomodaram profundamente além de deixar um sentimento de frustração.

A motivação dos personagens, essa tem sido a falha principal de muitos filmes adaptados de quadrinhos. Os roteirista aproveitam praticamente nada da história original (no meu ponto de vista pegam apenas o título), e o plot principal que está totalmente pronto, basta apenas fazer poucas adaptações, nada é aproveitado.

Começando com as motivações, o porque de tudo isso. No filme Tony Stark se sente culpado pela morte de um menino, por ter sido confrontado pela mãe, assim com a ajudado do secretário de segurança nacional é feito um tratado para que os Avangers passem por uma aprovação da ONU para poder salvar vidas. O nosso querido Capitão América discorda com a parte burocrática do processo, ele prefere agir quando deve sem precisar de uma permissão para isso.

Esse é praticamente o plot principal do filme, até aparecer o Bucky. Ai temos uma perseguição por que muitos acham que o Bucky é o responsável pelo um atentado, até descobrirmos que o Tony Stark tem coração e que o Bucky matou seus pais enquanto estava “possuido” pelo Hidra. E depois de tudo isso, o motivo principal da Guerra Civíl se perde.

Vira uma briga de amigos sem sentido, com uma pancadaria totalmente desnecessária (apesar de ser muito impressionante e muito irada mesmo), mas toda a motivação principal do filme se perde.

Para quem não sabe a história da HQ vou tentar dar uma resumida (cuidado com SPOILERS). Ocorre uma tragédia perto de um colégio, onde mais de 900 crianças e adultos morrem, por conta de um super vilão chamado Nitro se explode levando com ele também os Novos Guerreiros, que são uma liga de super heróis adolescentes.

Por conta da imprudência dos Novos Guerreiros que tentaram matar uma legião de vilões que eram de um nível muito mais elevados que eles, essa tragédia aconteceu e o mundo percebeu que os Meta Humanos precisavam ser contidos.

Após esse desastre, os Vingadores, X-Men e o Quarteto Fantástico e todos os super-humanos se juntaram para ajudar no salvamento. Um importante assunto foi de novo levado as mesas do Congresso Nacional Norte-Americano: A Lei de Registro de Super-Humanos. Após ser agredido pela mãe de uma criança que estava na escola de Stamford Tony Stark viu que agora, mais do que nunca, ele deveria apoiar a iminente lei.

Porém esse registro pode também pode ser a ruína dos Super Heróis, revelar e registrar a identidade secreta de cada um deles os deixa vulneráveis para todos os vilões.

Minha esperança principal no filme foi o anúncio do Homem-Aranha no filme, que tem um papel importantíssimo para o decorrer da história da HQ. Quando o amigo da vizinhança escolhe seu lado, o de Tony Stark, Stark pede que o Homem-Aranha aparecesse para falar em público, onde até JJ Jameson assistia no momento. O Homem-Aranha decidi então ficar e revelar sua identidade retirando sua máscara perante a todos. Dizendo a frase: “Meu nome é Peter Parker e eu sou o Homem-Aranha desde os quinze anos”.

4947866-zz1fb29777

O jovem aranha acaba sofrendo as consequências de seus atos e pensa duas vezes sobre o registro de heróis.

4947875-image00008

Os vilões se aproveitam da fragilidade dos heróis para ataca-los. E acho que já falei de mais, caso queiram saber melhor vou sugerir para que leiam a HQ, vale muito mais a pena que o filme. Pelo menos em parte da história.

A parte política e partidária da Comic faz com que você entenda muito melhor os motivos e os lados escolhidos de cada personagem, mostrando que cada um deles tem extrema importância para história. No caso do filme senti que praticamente todas as personagens são descartáveis, principalmente nosso amigo aranha. Elimine todos os heróis e deixe apenas Bucky, Iron man e Capitão América, pronto, ai está seu filme.

Posso estar sendo exigente de mais em pedir para que sigam pelo menos alguma coisa da HQ, mas acho que o problema já havia sido feito desde o primeiro filme do Capitão América, onde todos já sabiam da sua identidade secreta e isso termina por fim o plot da HQ do Guerra Civíl.

Para aqueles que “TLDR” vou fazer um resumão.

Parte técnica: 10/10

Lutas: 10/10

Motivação: 2/10

Leia a HQ.

Comments

comments